Orientações Gerais

Preparo Para Exames “Orientações Gerais”:

PREPARO PRÉVIO

O jejum é obrigatório para a coleta do sangue para realização de alguns exames; para outros, o jejum é recomendável, mas não imprescindível; e para um certo número de exames ele é plenamente dispensável.

A ingestão de bebidas alcoólicas altera alguns exames. O ideal, portanto, seria abster-se de álcool de 02 a 03 dias antes de qualquer exame.

O exercício físico extenuante ou prolongado, a gravidez, o tipo de alimentação, a fase do ciclo menstrual, o horário da coleta, o uso de medicamentos também podem alterar o resultado de muitos exames.

Todo e qualquer medicamento deve ser informado ao laboratório, inclusive medicamentos para dor de cabeça e anticoncepcionais.

Como a relação dos interferentes é muito grande e varia com o tipo de teste, é recomendável informar-se no laboratório, pessoalmente ou pelo telefone: (37)3261-1698, a respeito do eventual preparo que possa ser necessário.

CRIANÇAS

As crianças devem ser esclarecidas em casa pelos seus pais. É conveniente que elas sejam alertadas que haverá uma pequena dor no momento da picada, mas que a cooperação delas, mantendo o braço imóvel concorrerá para que a coleta seja rápida e com mínimo de desconforto. No momento da coleta os familiares devem deixar a área ou manter-se em silêncio. Os nossos técnicos são capacitados e possuem experiência para encontrar o mais rápido possível as veias.

CUIDADOS APÓS PUNÇÃO VENOSA

Na maioria das vezes a punção da veia e a aspiração do sangue são rápidas e associadas a um desconforto muito pequeno. Pessoas sensíveis podem apresentar palidez, suor, tontura e mesmo desmaio. Se você se enquadra neste tipo, avise o funcionário antes de colher o sangue, para que ele providencie para que a colheita seja feita com você deitado.

Após a coleta:

1. Mantenha o braço estendido, nunca o dobre.
2. Não massageie o local, apenas comprima.
3. Pressione firmemente o local da punção com o dedo indicador da outra mão até estancar o sangramento.
4. Não utilize bolsa, ou segure pacotes ou peso com o braço que foi puncionado.
5. Caso apareça hematoma ou mancha roxa (que poderá ocorrer) faça uma compressa de gelo no local por alguns minutos.

NOVA COLETA

Quando interferente se misturam e originam resultados incompatíveis, quando exige necessidade de confirmar resultados duvidosos ou quando a quebra dos tubos durante a centrifugação, haverá necessidade de fazer nova coleta de sangue. Isso não é infrequente. O laboratório entrará em contato consigo solicitando o seu retorno para fazer a nova coleta e rever a data da entrega dos resultados.

Laboratório São Carlos Ltda – http://www.labsaocarlos.com.br – Rua Alexandre Bernardes Primo, 1106
Lagoa da Prata/MG – (37)3261-1698